domingo, 9 de março de 2014

O que é cateter?

Olá galera! Para fazer grande parte das quimioterapias eu uso um cateter! Hoje vou explicar o importante sobre ele... Bom, a princípio, vocês precisam saber, que o catéter, é um metal parecido com uma moeda, que fica mais ou menos aonde fica o coração (só que do lado direito) dentro da maior veia do corpo humano! Como já disse, grande parte das quimioterapias são feitas pela veia, mas as veias comuns, onde se toma soro por exemplo, são muito fracas para aguentas várias sessões de quimioterapia. Então, coloca-se o catéter por meio de uma cirurgia, e quando faço quimio, em vez de pulsionar uma veia, você pulsiona o catéter, pois ele já é ligado a uma veia, então não tem risco de estourar a veia, e também não a desgasta! Porém o catéter tem lados negativos, como: você tem grande risco de ter uma infecção (eu mesma já tive) , uma cirurgia de um jeito ou de outro sempre é complicado, e é necessário fazer duas, você não pode praticar esportes e nem molhá-lo na piscina, ou molhar em qualquer ligar quando está pulsionado, e fica uma cicatriz. Porém no geral, até hoje, é a melhor solução que inventaram para o problema com as veias fracas, então, é com ele que é feito o tratamento! Com certeza, ele já facilitou várias vezes, MUITO a minha vida! É isso espero que tenham entendido! Se tiverem alguma dúvida, me mande nos comentários! Obrigada pela atenção! Beijos!

Um comentário:

  1. Lu, adoro informações técnicas para eu aprender um pouco mais. Só não entendi qdo vc diz q não pode ser molhado "qdo está pulsionado"???
    Bjs

    ResponderExcluir