terça-feira, 11 de março de 2014

Doações

Olá pessoal! Eu sei que é um tema meio clichê, eu ja tinha escutado, e provavelmente vocês também, mas hoje tive uma aula de ciências, e percebi o quanto é importante! Vou falar com vocês sobre doações de medula e sangue! Vocês sabem o quanto pode ser importante um pequeno ato de tirar sangue? Pois é, é muito importante, porque muitas vezes uma pessoa com tratamento de leucemia, pode gastar o banco inteiro de sangue sozinha! É usado muito sangue para pessoas com qualquer tipo de tratamento, e todo tipo de sangue desde que esteja saudável é muito bem vindo! Agora, eu não estou precisando de sangue, mas eu ja precisei, e podem ter muitas crianças lindas que estão precisando no momento! Não é obrigatório, mas é muito legal! Não estou querendo fazer uma propaganda, e nem convencer vocês de nada, porém saibam que não custa nada e é importantíssimo para certos tratamentos!
Outra coisa, é a doação de medula, mas aí já é um caso bem mais complicado. Para doar, você precisa fazer um exame de sangue, e se tiver tudo certo, você fica como um voluntário. Assim que aparecer alguém compatível com você que está precisando, você será chamado, e dira se quer ou não! Aí que tá a grande questão! Se você fez o exame de medula, você tem que ter certeza de que é isso que você quer, e estar preparado para doar, porque achar alguém compatível é MUITO raro, e a maioria das vezes, é a única esperança de vida para umas pessoas! Se é compatível, a pessoa acredita que vai conseguir, e se você não doar, fora desandar o tratamento da pessoa, o emocional dela costuma a ir lá pra baixo! Por isso o meu professor indica para maiores de 18 anos, mas aí vai da pessoa. Então quer doar? Dõe! É o melhor que faz! Mas você tem que ter responsabilidade e ter certeza que é isso que quer! Obrigada pela atenção, bjs!

2 comentários:

  1. Bom dia Luisa! Gostei muito da sua "reportagem". O que não entendi quando você diz "estar preparado para doar..." é se existe alguma implicação clínica para quem doa a medula ou "só" é uma questão emocional (para quem receberá) no caso de o voluntário ser chamado para doar e, por alguma motivo, não efetuar a doação de fato. Obrigada! Abraço forte! Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É emocional mesmo! O meu professor já viu vários casos de pessoas que se dispuseram a doar e na hora H, ficaram com medo e desistiram! Por isso ele indica para maiores de 18! Obrigada por ler! Compartilha o blog nas suas redes sociais por favor? Um beijao!

      Excluir